Porque votar em Jatene – III

Há coisas tão interligadas que se torna difícil falar de uma sem lembrar a outra. Assim é com a educação e o desenvolvimento humano. É difícil falar em desenvolvimento humano sem falar em qualidade da educação. Afinal, desenvolvimento humano pressupõe educação, porque educação é fundamental para que um ser humano possa se desenvolver em todos os sentidos.

Ninguém quer voltar ao tempo em que só uma minoria estava na escola e aprendia. Mas também de pouco adianta que uma maioria esteja e não aprenda. Estas duas situações não são convenientes para um estado que precisa crescer. De fato, não se pode negar que houve tempo que havia pouca criança na escola. Mas lotar escolas sem ensino de qualidade, como se tornou política de alguns governos, não pareceu resolver o problema da educação.

Se educação é condição essencial para o desenvolvimento, o governo atual parece estar no caminho certo. É evidente que ainda há muito a se fazer pela educação no Pará. Melhor qualidade do ensino, capacitação profissional, estrutura das escolas. Mas os projetos que podem provocar estas mudanças já estão em execução e sinalizam frutos.

Este ano, Jatene lançou o Pacto pela Educação. O programa demorou dois anos para sair do papel. O projeto incluía uma operação de crédito internacional de cerca de 700 milhões de reais. Com os recursos aprovados com louvor pelo BID, o ensino fundamental terá especial atenção. Mas os recursos são suficientes para avançar em todas as etapas e áreas do ensino. Isto inclui escolas técnicas, requalificação do corpo docente, novas escolas e campus universitários.

O Pacto pela educação representa um avanço para o Pará, mas, outro programa de educação estadual se mostra um marco não só para o Pará, mas para o Brasil. Jatene lançou o Faceduc. O projeto pioneiro é uma espécie de facebook para o setor educacional, onde vídeos e conteúdos serão compartilhados, o que permite uma rede de conhecimento.

Compartilhar saberes é uma vantagem inquestionável. Mas a maior vantagem de um projeto como Faceduc está, sobretudo, em trazer para o ambiente escolar as novas tecnologias usadas pelos alunos e, portanto, a possibilidade de interação através desses novos mecanismos de comunicação. Em Belterra, município usado para testar o projeto, já são 1.200 alunos de 7 a 15 anos nessas 20 escolas. A meta é chegar a 100.000 estudantes de todo o Pará em 2018. Todos eles usam tablets nas aulas e o acesso à internet é feito por uma rede 3G. O resultado foi um aumento de 22% no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador que mede a qualidade do ensino nos municípios brasileiros.

Quando a educação melhora, o homem melhora, simplesmente porque poucas coisas são capazes de transformar tanto alguém. Exemplos não faltam. O que pode transformar um menino pobre em um profissional bem sucedido? O que pode transformar um analfabeto em um homem culto? A educação! É por isso que a educação é um direito fundamental. Mas, mais que direito, ela é o trampolim para a libertação. E libertação exige consciência e intervenção no mundo.

Se educação é algo tão importante assim, por que alguns gestores municipais terminam seus mandatos deixando escolas tão sucateadas? Porque, certamente, aprenderam com os políticos de sua própria família que só a educação é capaz de dar ao povo o poder de questionar tanta corrupção e, portanto, possuem motivos suficientes para não quererem um eleitorado consciente. Ver Jatene investir milhões na educação é a maior prova de que, ao contrário de temer a consciência de um povo, faz um governo em que prima por ela.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: